https://blogdomeuqueridoviralata.blogspot.com/

Pastor Alemão e o Nanismo

Cachorro Tiger Nanismo 4: www.portaldodog.com.br/cachorro-com-nanismo



  Estes dias me deparei com uma postagem do instaram de um cachorro Pastor Alemão com genes anão, achei muito fofo, o que me fez enfraquecer a ideia de que a displasia coxofemoral pode ser causada por um genes anão, o cachorrinho do instagram era muito fofo e eu até fiz um comentário sobre como se parecia com o líder da patrulha canina o Chase. 

Então pensei em escrever sobre o cãozinho que vi no instagram, e comecei a busca por cachorro com nanismo, me deparei com uma série de imagens impressionantes de cachorro com gene anão, o que me fez ter certeza que é causador da Displasia Coxofemoral em cães foi um artigo do Portal do Dog [ Veja, artigo Portal do Dog, Cachorro com Nanismo Parece Um Eterno Filhote] . 


O que é Displasia Coxofemoral? 

A displasia coxofemoral é uma doença que pode nascer com o cachorro ou ser adquirida por acidente ou outro motivo como desgaste dos ossos, os tutores de cães observaram que esta doença é mais comum em raças de cães maiores e tem incrível incidência nos cães de raça Pastor Alemão.

Nos Estados Unidos da América um grupo de cientistas observou que  os cães, assim como os seres humanos podem sofrer de nanismo, uma doença genética causadora de displasia coxofemoral [ ver ,postagem do blog Meu Querodo Vira- Lata sobre a pesquisa], porém em diferentes graus a presença do gen anão nos cães deixam o animal com a aparência de um eterno filhote. 

Para não se enganar sobre a aparência de seu cãozinho observe que determinadas raças de cachorro não podem ter tamanho pequeno se isto acontecer é porque o gene está sendo desenvolvido, depois da descoberta do nanismo em cães os criadores buscam os tamanhos ideais para determinadas raças de cachorro, cada vez menos são procurados cães de tamanhos anão. 


Cachorro S.R.D pode ter nanismo?

Fico com receio de meu cãozinho possuir o gene anão, muito embora as vezes quase tenho certeza desta possibilidade, a outra é de que o parentesco dele seria relacionado ao poodle, ele tem um tamanho que se aproxima do tamanho anão da Associação de Cinofilia do Brasil.

O que me leva a crer que ele pode apresentar este gene e o que me fez deparar com a pesquisa sobre nanismo é a aparência da mãe dele de pastor alemão, ele é uma mistura de raça e talvez o cachorro responsável pela fofice e pelagem macia tenha curado ele do nanismo. 

O que eu sei, ou penso que sei,  é que o macho era um cão parecido com poodle, então eu pensei que a cor preta do meu cãozinho era por conta da capa preta que prevalecia nas costas da mãe dele, neste caso ele seria um cachorro com "nanismo 4" como o Tiger.  

Não existem muitos relatos sobre cães S.R.D, o nanismo é atribuído principalmente aos cães de raça pela busca de criadores por cães cada vez menores que pudessem conviver em apartamentos, além de serem fofos, durante muito tempo os cães de raças grandes com tamanho pequenos era considerados miniaturas e mais caros do que os cães grandes. 

Quanto ao meu cãozinho não possui a Displasia Coxofemoral, ele é muito esperto e ágil!




Pastor Alemão e o Nanismo Pastor Alemão e o Nanismo Reviewed by porqueserácuriosidades on dezembro 16, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Saudações caninas 🐾 e comentários bem-vindos!

Tecnologia do Blogger.