https://blogdomeuqueridoviralata.blogspot.com/

Chiuahua - O Cachorro da América Central

 


Ontem fazendo uma pesquisa sobre cachorros encontrei o chiuahua e percebi que havia esquecido desta raça no Guia de Raça do Blog Meu Querido Vira-Latas, e olha só como estes cãezinhos são fofos e não podia faltar no nosso Guia de Raças, por isso bora pesquisar qual a origem do chiuaua, de onde ele veio? Qual as cores padrões da raça.

Caso o leitor deste post esteja pensando que esta é uma raça criada pela home que diminuiu o tamanhos dos cães para que pudesse conviver amistosamente com a família, errou , ao contrário do que muitas pessoas pensam o chiuahua é um cão próximo ao seu ancestral o lobo que tem origem no México, América Central,  ele foi criado pelas civilizações Astecas, que considerava o animal quase um ser sagrado por sua pequinês e sensibilidade, é claro que não teria sobrevivido se os Astecas não o tivesse cuidado até a invasão espanhola, que foi responsável por levar estes pequenos cãezinho a europa e faze-los conhececidos em todo o mundo. 


Techichi




Na primeira imagem uma pintura rupestre feita a milhares de anos encontrada na região da América Central, onde está localizado o México indica que o homem da civilização pré-histórica já conhecia um exemplar de cão muito semelhante ao chiuahua, já na segunda imagem este artefato que também pode ter sido utilizado como reservatório de água tem a imagem do techichi que conviveu com a civilização mexicana dizimada pelo homem branco quando chegou a américa, as duas relicas estão expostas no museu de antropologia do México. 

Uma raça semelhante ao techichi também foi encontrada no continente asiático, China, Egito e Cuba, o que indica que este cão apesar de pequeno não foi modificado pelo homem com o objetivo de torna-lo ainda menor, na China o pequinês que é um cão um pouco maior do que o techichi também era guardião da família imperial, este ideal de cão guardião também esteve presente no continente da America Central onde o cão era guardião do império asteca, o techichi era símbolo de sensibilidade. 


Quais as Características da Raça Chiuahua Techichi 

O chiuahua pode ter pelo macio, longos em abundância ou curto, as cores do cachorro também são variadas, o nariz é fino o que proporciona farejar muito bem e esta é uma das características da raça chiuahua que tem no máximo 15 cm  a 23 cm de altura e peso de 3 Kg a 5 Kg. 

Uma outra característica desta raça é que por serem pequenos e delicados a ninhada tem no máximo 2 filhotes em geral as ninhadas são de 1 a 2 filhotes, são classificados como cães de companhia número 9 , esta também é a classificação do poiodle, maltês, bicho frisê e outros.  

Além de terem pelo curto ou pelagem macia os chiuaua também podem apresentar orelhas de papillon ( borboleta) e serem confundidos facilmente com o papillon francês que tem as mesmas características relacionadas ao tamanho, na cor preta e pelagem curta são semelhantes ao pincher o menor cão de guarda. 

Os chiuaua podem viver até os 21 anos já os papilons tem expectativa de vida de 15 anos, a raça pincher é uma raça criada pelo homem, literalmente é um mine doberman, por isso acredita-se que ao reduzir o tamanho do doberman a expectativa de vida deste cachorro é de apenas 7 anos, porém com múltiplos cruzamentos podem viver muito mais. 
Chiuahua - O Cachorro da América Central Chiuahua - O Cachorro da América Central Reviewed by porqueserácuriosidades on janeiro 18, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Saudações caninas 🐾 e comentários bem-vindos!

Tecnologia do Blogger.