https://blogdomeuqueridoviralata.blogspot.com/

Doenças que acometem os cães no inverno

 


Foto Dog Hero- Sugestões de Pauta Rosângela Andrade 


O inverno chegou e assim como os seres humanos os cães sofrem com doenças do aparelho respiratório que são agravadas no tempo frio e seco, principalmente nas grandes cidades como São Paulo, não deu tempo de contar aqui no bloguinho mas o Bidu começou o inverno com o pé-direito.

 Como chegou a minha vez na fila da vacinação da Covid-19 no mês de julho eu aproveitei e um dia antes da minha vacina levei ele também pra vacinar, até porque ele não tomou a vacina da raiva, já que deixei pra dar quando ele tivesse com 2 (dois) anos que completou no ano de 2020, juro ai teve o lockdow e ele ficou sem a vacina, pensei agora é hora de vacinar, o Bidu tem estomago fraco quando anda de carro costuma dar uma vomitada, como ele tinha vomitado o dia que levei pra vacinar a veterinária disse que recomendava uma vacina de verme também, não teve jeito lá se foi R$120,00 (cento e vinte reais) nas duas vacinas mais banho e tosa rsrs. 

A vacina da gripe ele tomou quando tinha um aninho e pouco então não dei, mas é recomendado que a vacina da gripe canina seja tomada todos os anos, já que precisa ser renovada, no mês de junho e julho fez muito frio até me arrependi um pouquinho de ter tosado ele, ai foi aquele sufoco coloquei roupinha ele não gosta, mas acabou aceitando durante alguns dias, depois encontrei a roupinha toda rasgada, não sei o que aconteceu,tudo bem! Achei que o nariz dele estava escorrendo um pouco mas logo fica sequinho, me alivia um pouco pensar que ele já tomou a vacina da gripe, o jeito é arrumar um monte de paninho pra ele poder dormir, é manta de lã, pedaço de cobertor e até roupa velha, dizem que os cães gostam de roupa velha dos donos então o Bidu adora, e olha ele ai dormindo na mantinha de bebê, ele não é fofo. 

 

Mas doenças que acometem os cães no inverno são muito sérias , a gripe canina é uma delas e pode ser evitada com a vacinação do cachorro, a infecção por gripe canina é em geral leve, as vítimas fatais são principalmente cães filhotes e idosos, por isso já nas primeiras vacinas do cão filhote é dada a vacina contra gripe canina, então ao vacinar o cãozinho pela primeira vez é só dar uma olhada na descrição da carteirinha de vacinação que deve estar escrito gripe canina.

Agente sabe também que as vacinas são caras e as vezes não é possível dar todas as vacinas todos os anos, apesar de estar preocupada com a vacina da raiva a veterinária me disse que esta doença já está contida na minha região e não teve nenhum caso ainda recomendando a vacina de vermes, mas como eu não consegui dar a vacina no centro de zoonoses preferi dar a vacina da raiva também, até porque não sei se ela entendeu mas ele nunca tinha tomado vacina da raiva, o recomendado é que se dê uma vacina pelo menos a cada ano . Veja, doenças que podem acometer os petes no inverno: 

Gripe Felina: Causada pelo vírus FHV-1 é semelhante ao resfriado e acomete os gatos, os principais sintomas são tosses, corrimento nasal e ocular conjuntivite, febre e falta de apetite. 

Asma Felina: É semelhante a asma em humanos a doença acomete os brônquios impedindo que os felinos levem o ar até os pulmões, para evitar esta doença é necessário fazer tratamento no gatinho, com consultas periódicas e também inalações. 

Gripe Canina: É causada por vírus semelhante o da gripe, o cão tem tosse, coriza e espirros, pode ser evitada com a vacinação acomete principalmente cães idosos e filhotes, a vacina contra gripe canina é uma das primeiras a serem tomadas no primeiros meses de vida, ela deve ser renovada a cada ano, na velhice é necessário a renovação da vacina de gripe porque o cachorro fica com o sistema imune deficitário. 

Asma ou Problemas Respiratórios de Cães: Os cães também podem ter problemas respiratórios e precisarem de inalação, nestes casos é necessário o acompanhamento do veterinário e também maior atenção a vacinação da gripe. 

Dores nas articulações: Esta também é uma doença semelhante a dos osteoporose nos seres humanos, no frio os cães com idosos com problemas de articulação devem receber maior atenção por causa da dor, a rigidez dos músculos também pode ser agravada por causa da baixa temperatura. 








Doenças que acometem os cães no inverno Doenças que acometem os cães no inverno  Reviewed by porqueserácuriosidades on agosto 18, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Saudações caninas 🐾 e comentários bem-vindos!

Tecnologia do Blogger.