https://blogdomeuqueridoviralata.blogspot.com/

Corona Vírus e os Cães



Muitos donos de animais já perceberam que seus cãezinhos receberam vacina contra corona vírus, isso gerou alguns desentendimentos no universo da internet e das mídias, algumas notícias fakes informavam erradamente a possibilidade de injetar as vacinas de seus cães em pessoas humanas, isso não tem nada a ver e o tipo de vacinação indicada para cachorro não pode ser utilizada em seres humanos.

Outra questão relacionada a isso que mais preocupa os tutores de cães e animais domésticos é a possibilidade de cães serem contaminados pelo Covid-19, não sabemos muito sobre este tipo de contaminação mas o que os cientistas, médicos e veterinários asseguram é que o Covid-19 é uma forma de vírus que não atinge os cães.

Na China foi publicada uma história de um cachorro que foi contaminado pelo vírus Covid-19, mas não se sabe muito bem sobre o tipo de contaminação, o que lí e entendi é que o vírus foi encontrado na superfície do pelo e narinas do cãozinho, porém existe também a possibilidade do cachorro ter desenvolvido imunidade, desta maneira os cientistas chineses podem ter no sangue deste cãozinho uma solução para contaminação de outros cães, mas isto é só uma hipótese.


O vírus pode contaminar animais?

O vírus da gripe está cada vez mais agressivo assumindo formas que contaminam também animais, no início do ano dois mil duas outras grandes epidemias causara a morte de animais e foram responsáveis pelos estudos que deram origem a vacinação da gripe e corona vírus em cães e gatos.

Na Europa muitas pessoas morreram por causa da epidemia da vaca louca e gripe aviária que atingiu também o Brasil, a gripe no gado e aves impediu a venda dos animais e abatimento, os animais foram sacrificados gerando perda para a economia.

No Brasil por volta do ano de 2003 e 2005 a gripe canina provocou a morte de muitos animais de estimação, nestes anos a leishmaniose que é uma doença transmissível aos seres humanos obrigou muitos donos de cães a sacrificarem seus animaizinhos, apesar da epidemia de leishmaniose ter sido controlada com certa velocidade e as medidas de higiene ter se demonstrado muito mais eficaz do que sacrificar os cãezinhos.


Quando a vacinação da gripe para cachorro passou a ser obrigatória?

A vacinação da gripe chamada de V10 passa a ser obrigatória com a criação das três doses de vacinas, incluindo a da gripe e corona vírus canino, isso aconteceu após a descoberta deste tipo de vacina para os animais e após as epidemias da gripe aviária e da vaca louca.

O aparecimento da vacinação da gripe no país aconteceu seguindo uma tendência mundial, que foi a de combate a gripe nos animais, além do Brasil muitos outros países do mundo tiveram perda de seus cãezinhos em epidemias de gripe.

Apesar de já existir uma vacina contra gripe e os veterinários afirmarem que este tipo de vacina pode aumentar a expectativa dos cães, no Brasil a vacina contra a Gripe Canina não é gratuita, já que o centro de zoonoses considera apenas prioridades que é a vacina contra a raiva e castração de animais. 


Os cachorros podem contrair Raiva por causa do Corona-19?

Não existe nenhuma relação do vírus que causa a doença conhecida como Raiva e o Corona-19, que é um vírus da família corona e pode ser considerado um tipo avançado de gripe, a Raiva já está erradicada no país graças a vacinação e campanhas promovidas pelos estados e municípios.

O Programa Mundial de Proteção Animal considera o Brasil um exemplo no combate eficaz da Raiva em animais, com a implementação pelo Ministério da Saúde desde 1.973 quando foi criada o Programa Nacional de Prevenção a Raiva.



A Vacina da Raiva pode ser aplicada junto com a Gripe Canina?

A Vacina da Raiva não faz parte do  grupo de vacinas que os cães devem receber ainda pequenos, que incluem a vacina da gripe e é aplicada em três doses, além da vacina o cachorro também deve ser vermifugado para que não tenha vermes.

No Brasil o centro de zoonoses aplica a vacina da raiva gratuitamente, as campanhas são realizadas anualmente e alguns donos preferem aguardar a campanha do centro de zoonoses para vacinar.

Alguns tutores de animais também preferem aguardar um pouco a vacinação de seus cãezinhos porque as primeiras doses são aplicadas em três injeções, por isso esperam algum tempo para realizar a próxima vacinação mas o ideal é que o cão vacine-se contra a raiva até um ano e meio. 
Corona Vírus e os Cães Corona Vírus e os Cães Reviewed by porqueserácuriosidades on março 30, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Saudações caninas 🐾 e comentários bem-vindos!

Tecnologia do Blogger.